segunda-feira, 2 de setembro de 2013

'Novo alisamento', que não deixa os fios chapados, é tendência em cabelos

Em meio a diversas novidades, o grande destaque da Hair Brasil, feira internacional de beleza que termina nesta terça-feira (5), em São Paulo, são os produtos para alisar os cabelos. Firmando-se cada vez mais como tratamento preferido das brasileiras, os fios esticados ganham produtos pós-alisamento, novas técnicas e até mesmo cremes para manter os fios dominados em casa. 

A reportagem do R7 deu um giro pelo evento em busca de inovações. Os alisamentos ganharam disparado a atenção de quem passava por lá. Cada vez mais sofisticadas, as técnicas buscam agora sobretudo efeito natural. Segundo a reportagem apurou, existe um movimento "anti-fios-chapados". Aquele cabelo lambido já era. 

Uma dos destaques foi sistema de alisamento Überliss, da empresa Avlon, que não tem contra-indicação como acontece com outros tipos de alisamento. Sua fórmula não contém formol e foi desenvolvido com base na resistência dos fios. 

Em demostração feita ao vivo, foi possível assistir ao processo de alisamento que transformou o cabelo da modelo. O resultado foram fios lisos, porém com volume e movimento. Marcelo Rogério, consultor técnico da Avlon, explica a tendência. 

- A grande maioria dos produtos tem formol e, como sabemos, é um produto prejudicial à saúde. Nós descobrimos um ativo à base de carbocisteína. Fizemos a formulação, que dá o mesmo resultado do formol, mas sem prejudicar a saúde. 

Movimentos controlados 

O movimento quanto mais natural melhor refletido nos cabelos de celebridades como Gisele Bündchen e Grazi Massafera, por exemplo, influenciaram a maioria das clientes, que buscam fios lisos, porém com volume e ondulação. Isso levou a inovações e melhorias na formulação dos produtos. O resultado? Adeus cabelos “escorridos”. 


O R7 conversou com a cabeleireira Maria Luiza Silva e ela foi enfática ao afirmar que este tipo de tratamento - que promeve um aspecto mais natural e menos agressivo - são os seus preferidos:

- Estou aqui para ver as novidades, o que me atrai são os tratamentos para fios lisos. Como profissional da área, adoro tudo, mas essas técnicas novas chamam atenção e fazem crer que será um pouco mais fácil ter o cabelo da Gisele Bündchen.

O movimento por cabelos à la Gisele, espalhou-se entre as empresas de cosméticos. Segundo a Cadiveu, a linha Bossa Nova, apresentada na feira, oferece cabelos lisos na raiz e com leve ondulação no comprimento e nas pontas, no melhor estilo da top brasileira. 

O produto apresenta a tecnologia Aminopalm, feita com um ativo à base de óleos de palmeira da Amazônia. Leva 11 tipos de aminoácidos e nada de amônia em sua fórmula. 

Os cabelos volumosos, porém lisos, da atriz Grazi Massafera servem de inspiração para clientes (Fotos: AgNews)

Teste da mecha 

As novas opções mostram como os tipos de alisamentos sofreram alterações ao longo dos anos. Porém, uma coisa não mudou: a necessidade de cuidados especiais e a manutenção dos fios com processos químicos. 

Quem explica como fazer um tratamento seguro é Mada Silva, técnica máster de relaxamento e gestora da Itallian Hairtech.

- Procuramos fazer um trabalho de conscientização com as clientes. Não adianta só transformar e não tratar. Hoje não é só quem tem cabelo afro que procura os salões para alisar os fios, todas procuram. Na hora de alisar, o primeiro passo é procurar um profissional que seja um especialista e fazer o teste de mecha, que determina se o fio poderá ou não ser alisado e qual é o produto indicado.  

Produtos pós-alisamento, como xampus, condicionadores, leave-in, são outra tendência. Por lá, a Italian Hairtech, por exemplo, apresentou a nova versão da linha Innovator Relaxer System, desenvolvida especialmente para cabelos submetidos a alisamento. De acordo com a empresa, os produtos à base de Guanidina, Sodium e Tioglicolato hidratam e dão maciez aos fios alisados.  

Vale a pena? 

Se ao ler as principais novidades, você já ficou com vontade de alisar os fios, saiba que o processo não está restrito apenas aos produtos químicos. Uma série de questões práticas do seu dia a dia podem influenciar na hora da decisão. 

Segundo Rafael De La Lastra, um dos sócios do Salão De La Lastra, de São Paulo, as pessoas buscam o que não tem. E com a proliferação dos produtos e salões que alisam os fios, fica a sensação de quem é algo trivial. Mas não é bem assim. Ele explica:

- O cabeleireiro não deve criar uma expectativa. A cliente traz a foto de uma celebridade, mas o cabelo dela não chega nem perto do da foto. Por isso, é preciso explicar as vantagens e as desvantagens do alisamento. Explicar que a raiz vai crescer crespa, porque muitas pensam que o alisamento é para sempre. Falar também que a raiz vai ficar volumosa, enquanto o restante dos fios ficará liso, e que não é possível retirar o alisamento. Quem quer ficar com o cabelo liso de vez em quando, melhor apostar na escova.





1 - Condicionador e xampu para tirar o aspecto frizz dos fios (preço sob consulta, da Itallian Haitech); 2 - Modelador para auxiliar no efeito do alisamento (R$ 76,50, da Revlon);  3 - Xampu de limpeza nutritiva, gloss redutor de volume e máscara condicionante para promover efeito liso (R$ 380, da Versale) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário