sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lance mão de sete inovações para cuidar dos cabelos sem precisar ir ao salão

Xampus, máscaras e produtos para selar pontas duplas deixam cabelos bonitos e saudáveis


Máscaras, creme, xampus, séruns: os pesquisadores da indústria cosmética não param de inventar produtos e mais produtos para deixar os seus cabelos com efeito de capa de revista de tão bem tratados. E o melhor: você nem precisa mais passar horas e horas no salão para conseguir todos esses benefícios, muitos desses novos aliados podem ser usados em casa mesmo. Mas nada de aposentar de vez os cuidados profissionais: eles continuam sendo essenciais à saúde dos fios, mas é a rotina em casa que garante a manutenção da vitalidade e beleza das madeixas e ainda serve como aliada na correria do dia a dia. Conversamos com quem mais entende do assunto e listamos oito inovações práticas e funcionais que te ajudam a cuidar muito bem dos cabelos sem precisar colocar o pé para fora de casa. Confira a seguir a salvação caseira dos fios.



Produtos que selam as pontas duplas

Quem não quer recorrer a medidas drásticas como as tesouras para eliminar as pontas duplas pode recorrer a produtos específicos para esse problema. Enquanto estão nos cabelos, eles agem selando as pontinhas espetadas, dando ao cabelo uma aparência mais saudável. Os produtos mais modernos à venda no mercado contêm polímeros na composição e carregam partículas positivas e negativas na sua formulação, formando um gel. As cargas positivas do gel se ligam às cargas negativas da ponta dupla do cabelo enquanto o cabelo seca e o resultado é uma melhora do aspecto das pontas duplas. "Vale lembrar que para conseguir o efeito desejado é necessário fazer a aplicação diária, pois o produto sai dos fios a cada lavagem o que implica na volta das pontas duplas", explica a cabeleira Marília Kikuchi, de São Paulo. 


Ampolas de hidratação rápida para os cabelos

Ninguém se arrisca a duvidar dos efeitos de uma boa hidratação de cabelo. Difícil mesmo é encaixar o tratamento na rotina, pelo menos uma vez por semana, como recomendam os cabeleireiros. Uma alternativa mais prática seriam as ampolas de hidratação rápida: em cerca de três minutos a fórmula já apresenta resultados. O tricologista Luciano Giovanni Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, explica que o fio de cabelo é composto por uma camada externa, chamada cutícula, uma porção intermediária chamada córtex e outra interna, a medula. "Os cremes das ampolas de tratamento penetram entre essas partes, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência deles", explica. 

O produto deve sempre ser passado no cabelo úmido, salvo orientações do fabricante. No dia em que for usar a ampola, dispense o condicionador, que vai fechar as cutículas e comprometer a ação da hidratação. O sentido de aplicação é da raiz às pontas, mantendo um centímetro da raiz do cabelo. Depois do tempo de aplicação recomendado na embalagem, é hora de retirar o produto do cabelo. 

Luciano Barsanti lembra que os fios crespos têm uma estrutura que, diferentemente dos cabelos lisos, dificulta a penetração da água e a hidratação e, por isso, quem tem esse tipo de cabelo deve fazer esse tipo de hidratação uma vez por semana para garantir fios hidratados. Já quem tem fios lisos pode usar ampolas de 15 em 15 dias. 




BB cream capilar

O BB cream mal chegou no mundo da maquiagem e já apareceu um produto similar para os cabelos. A ideia do BB cream capilar, também chamado de primer capilar, é parecido com o BB cream para a pele: agregar inúmeros benefícios num produto só. "Eles selam as cutículas - uniformizando a textura dos fios - nutrem, controlam o frizz, restauram a elasticidade, protegem e hidratam", explica Marília Kikuchi. 

Os princípios ativos variam de acordo com a marca. Óleo de palma, óleo de ojon e ômega-6 são alguns dos mais comuns. Eles costumam estra na formulações de leave-ins, mas há também máscaras de hidratação e linhas inteiras de produtos que prometem os benefícios. Luciano Bersanti explica que tantos efeitos se devem, principalmente, a ação dos óleos, que penetram entre as camadas dos fios e instalam-se nos locais mais danificados, dando ao fio um aspecto mais bonito.  




Coloração em espuma

Os pesquisadores fizeram um único produto com diferentes texturas: "A coloração em espuma é um líquido quando está na embalagem, mas sai em forma de espuma e se fixa nos cabelos - evitando que o produto escorra", explica a cabeleireira Marília Kikuchi. A principal vantagem desse produto é que a aplicação é fácil e pode ser feita em casa. Mas não se iluda: "não é porque o uso é fácil que essa tintura não pode manchar os cabelos", explica Marília. A atenção ao tempo e ao modo de aplicação é tão importante quanto no uso da tintura tradicional. 

Saiba como manter a cor vibrante dos cabelos tingidos.  




Xampus para cabelos grisalhos

Você prefere os cabelos grisalhos e brancos? Não está sozinho. A tonalidade acinzentada que chega com a idade está, a cada dia, ganhando mais espaço nas cabeças de homens e mulheres que querem dar um adeus às tinturas. E se engana quem acha que as madeixas amadurecidas não são bonitas: com os cuidados corretos, os fios brancos garantem beleza e personalidade. Para cuidar, os xampus específicos para cabelos grisalhos não podem ser deixados de lado. Mas você não deve aplicá-lo em todas as lavagens, o ideal é usá-lo a cada semana ou 15 dias. "Este tipo de xampu é feito a base de pigmentos violetas, que vão produzir um reflexo prateado, fazendo com que o branco amarelado ganhe um tom acinzentado, brilhante e saudável", explica a cabeleireira Marília Kikuchi. 

Saiba mais sobre os cuidados com o cabelo grisalho. 



Produtos para o couro cabeludo

É dele que cada fio de cabelo nasce e, consequentemente, herda tanto as qualidades quanto os defeitos. Se essa região estiver com excesso de oleosidade, pele ou constantemente suja, não há corte que resolva, as madeixas terão sempre os mesmos problemas. "O estresse e baixa umidade são os principais responsáveis pela descamação do couro cabeludo", explica Marília Kikuchi. Quando o couro cabeludo está com descamação, a chamada dermatite seborreica, podem aparecer fungos, excesso de oleosidade e ocorrer, consequentemente, queda dos fios. 

Hoje já existem produtos específicos que podem hidratar o couro cabeludo sem deixá-lo com aspecto ensebado e nem obstruir os poros do couro cabeludo. Princípios ativos como a ureia e o lactato de amônio, por exemplo, têm alto poder emoliente e estão presentes em muitos deles. "Enquanto o lactato promove a hidratação do couro retendo água, a ureia tem como principal função hidratar e amaciar o cabelo", conta o tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Saiba mais sobre os cuidados com o couro cabeludo.




Xampu para amenizar o tom amarelo do cabelo com luzes

Quem faz luzes ou mechas deve usar um xampu tonalizante, indicado pelo cabeleireiro, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Isso porque cabelos descoloridos acabam puxando para o tom amarelado. "Há mulheres que gostam desse tom, mas a maioria quer um aspecto mais natural", conta o consultor de beleza capilar Gennaro Preite, de São Paulo. Ele recomenda o uso de tonalizantes com um fundo de cinza para neutralizar o amarelo. Lembre-se: não se trata de produtos tonalizantes comumente vendidos em farmácias que mudam a cor do cabelo, mas de um xampu específico para cabelos claros. 

Saiba mais sobre os cuidados com os cabelos com luzes e mechas. 

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário