segunda-feira, 8 de julho de 2013

PELE LINDA AOS 20,30,40 E 50

Entre as inúmeras definições do que é a beleza, essa pode ser determinada por algo imposto pela sociedade em que se vive, devendo ser uma combinação de fatores que impressionam favoravelmente a visão ou outros sentidos.





Com essa predeterminação da nossa sociedade, implantada desde a infância nas meninas, o bom é ser bela, as belas é que são as bem sucedidas.

A partir daí vem junto um bombardeio de tratamentos "milagrosos", cremes que prometem corpos perfeitos, face sem rugas ou manchas, isto é, a verdadeira fonte da juventude.
Porém, o que as mulheres não conseguem vislumbrar é que, quando se jogam de cabeça nesse mundo paralelo da busca exagerada pela beleza, estão fazendo mal a si mesmas, pois nunca estarão satisfeitas. A mulher acaba virando escrava da busca pelo ideal imposto pela sociedade, não medindo forças para conseguir o que seu imaginário está buscando. Muitas vezes pode-se iniciar um círculo vicioso sem fim.

E é aí que entra o papel do cirurgião plástico. "É nesse momento que é necessário escutar os anseios de nossas pacientes, sim, porém não cabe executar tudo que elas nos pedem, e, ainda, explicar as limitações que existem. A nós cabe manter o equilíbrio e mostrar o melhor caminho para que as pacientes não caiam em ciladas", afirma o cirurgião plástico Marcio Castan.

Segundo o médico, é obrigação do profissional saber oferecer para o paciente um tratamento onde ela possa "envelhecer" com saúde, um envelhecimento natural, controlado, não causando prejuízos para sua imagem, como acontece na busca constante pela juventude.

Marcio acredita que o tratamento para evitar o aparecimento dos sinais do tempo devem ser iniciados desde muito jovem. Geralmente, a primeira crise de idade é quando as mulheres atravessam da adolescência para a vida adulta, quando ainda são muito jovens, porém devem começar a dar base para o seu envelhecimento de maneira adequada e natural.

Então para esclarecer o que deve ser aplicado em cada faixa etária, Marcio lista abaixo algumas dicas:
20-30 anos - Uso de protetor solar adequado, hidratantes adequados ao seu tipo de pele, beber bastante água e manter uma alimentação saudável, longe dos fast foods.

30-40 anos - Procedimentos menos agressivos para suavizar o envelhecimento, como o a toxina botulínica ou um peeling específico para suavizar alguma cicatriz de acne ou mancha da pele, sempre lembrando que o tratamento de base iniciado aos 20 anos não deve ser deixado de lado.

40-50 anos - A intervenção passa a ser mais intensa através de uma hidratação intradérmica, um peeling mais profundo, uso de cremes com substâncias para além de hidratar, tentar tratar algumas rugas que comecem a surgir.

50+ - Aos 50 anos, pode-se pensar em procedimentos cirúrgicos que devolvem a graciosidade de algumas áreas que podem ter se perdido no caminho, como a blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras), deixando um olhar mais jovem e aprazível para quem vê e, talvez, começar a pensar em alguma espécie de lifting, nunca esquecendo que cada caso é um caso particular e que a medicina não é uma ciência exata onde todos envelhecem da mesma forma e ao mesmo tempo.

Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário