terça-feira, 30 de julho de 2013

COMO TIRAR OS NÓS DO CABELO SEM QUEBRAR OS FIOS




As donas de cabelos finos sabem que basta um vento para os fios embaraçarem e formarem nós. Fatores climáticos e físicos como sol, chuva e poluição não são os únicos vilões dos entrelaçamentos indesejáveis.

Publicidade

Incluem-se nessa lista processos químicos de tinturas, descoloração, alisamento, cabelos presos com elásticos e o uso do secador em excesso.
E por que será que eles insistem ficar no meio do caminho da escova ou do pente? Há várias razões. O cabelo embaraça porque as cutículas dos fios estão abertas, em uma espécie de escama de peixe, o que favorece a união dos fios e o surgimento dos benditos nós.

Segundo a terapeuta capilar do Studio de Beleza Sonia Nesi, do Rio de Janeiro, quanto mais ressecado e indisciplinado estiver o fio, maior a chance de ele embaraçar. Enquanto o vento é o responsável pelo embaraçamento dos fios no inverno, a radiação solar e os banhos de mar e piscina são culpados no verão. E tantos nós originam falta de brilho capilar, o surgimento de pontas duplas e até a quebra do fio.

Abaixo aos nós!
Especialistas alertam o uso do shampoo inadequado, com ph alcalino acima de 6,5 e sal na fórmula, que só contribuem para a formação dos nós. Outros sinais de atenção que provocam o embaraço são tingir os cabelos em um intervalo curto de tempo, menos de 30 dias, adotar dois processos químicos simultaneamente, como alisar e descolorir, deixar o secador de cabelo ou chapinha em temperaturas muito elevadas e prender os cabelos ainda molhados.

Na hora de penteá-los, os profissionais indicam a escova em formato raquete. Com ela, inicia-se a soltura dos fios pelas pontas e, depois, em direção à raiz, sempre separando mechas não muito grandes. Estas escovas são encontradas em vários materiais, inclusive madeira.
Veja alguns hábitos que você pode adotar para reduzir os nós nos cabelos no dia a dia.

• Penteie o cabelo ainda seco, antes mesmo de entrar no banho;

• Dê preferência a xampus, condicionadores e finalizadores adequados para cada tipo de fio;

• Mantenha os cabelos sempre hidratados;

• Utilize produtos com formulações que contenham lipídios, como ceramidas e óleos vegetais, pois eles ajudam na lubrificação das cutículas, propiciando fios mais soltos;

• Procure enxaguar os fios sempre com água fria, o que facilita o fechamento da cutícula.

Fonte: Vila Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário