quarta-feira, 4 de abril de 2012

A gestante é um capítulo a parte para quem lida com estética

Embora muito poucos médicos dediquem-se a absorver e tratar suas reais necessidades. Apesar de o feto estar sempre em primeiro plano, hoje a mulher sofre uma pressão enorme no sentido de estar sempre em dia com os padrões estéticos cada vez mais exigentes.

Como então associar os meses da gestação a um bem estar e aparência agradável e bonita? Nem todos os tratamentos estéticos são permitidos ou aconselhados neste período.

A mesoterapia é usada em ginecologia e obstetrícia desde 1900 e na gestação já foi usada com a finalidade de reduzir os vômitos da gestação e até as contrações uterinas precoces sempre realizadas em concordância com os obstetras, porém após o desenvolvimento de medicações via oral, estas técnicas caíram em desuso.
Com finalidade estética pura, as substâncias teratogênicas (que causam malformações) devem ser evitadas, a vitamina C não parece estar neste grupo e teoricamente poderia ser usada. Porém na gestação os hormônios podem alterar a resposta da pele aos tratamentos habituais, assim, quem fazia mesoterapia com vitamina C antes da gestação sem problemas; porém durante este período é perigoso, podendo apresentar uma reação alérgica ou manchar a pele, portanto não indico o binômio mesoterapia-gravidez.

Tratamento a laser
O mesmo raciocínio aplica-se aos tratamentos a laser, onde o problema e a dúvida está em: como a pele sobre ação hormonal não habitual responderia a isto?
O ácido retinóico é tratogênico e, portanto está absolutamente contra indicado na gestação podendo, no entanto ser introduzido topicamente durante a amamentação para iniciar o tratamento de estrias que possam ter surgido na gravidez.

Não há na literatura relatos contra o uso do ácido glicólico na gestação.

O Botox® por ser uma toxina derivada da bactéria C. Botulinum e é contra indicado na gestação e amamentação.

Quanto aos cremes com DMAE que são novos, ainda não temos substrato científico suficiente para liberar seu uso na gestação.

Cabelo
Tinturas são controversas; há obstetras radicais em não usá-las, porém eu oriento evitar durante o 1º trimestre e após este período preferir as tinturas sem amônia, poupando o couro cabeludo. Quanto ao alisamento japonês existem vários diferentes produtos para a mesma finalidade e teríamos que saber qual seria usado para sabermos informações do fabricante.

Limpezas de pele, drenagem linfática e massagens relaxantes são tratamentos altamente benéficos no período gestacional e pós-parto. Vale a pena investir.

Fonte: bbel.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário