terça-feira, 17 de abril de 2012

A moda começa nos pés: use e abuse dos cap toes, à la Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel revolucionou o mundo da moda, tanto que seu senso de estilo ultrapassa a moda atual. "Uma artista que não estava apenas à frente de seu tempo. Ela estava à frente de si mesma". Assim a jornalista Ingrid Sischy definiu o trabalho de Coco Chanel para a revista norte-americana Time.
 
Os sleepers também são foco da nova
estação, que abre as portas para o glitter

E graças a tal ousadia que hoje a moda originada no século passado faz não só a cabeça, como também os pés das mulheres – incluindo as brasileiras. Além de uma mistura do vocabulário de roupas femininas e masculinas, Coco Chanel criou um modelo de sapato que está de volta em versões modernas. O cap toe tem duas cores, com uma capa na altura dos dedos - o original traz os tons bege e preto.
Desde então, novos formatos, cores e texturas permearam a criação datada de 1958 da estilista e alcançou o tapete vermelho, já que várias celebridades que se renderam ao modelo – as cantoras Demi Lovato e Beyoncé não escapam da lista. Sucesso no verão, essa moda continua. Para a coleção outono/inverno deste ano marcam presença, além dos cap toes, peep toes, botas, mocassins, scarpins e muito animal print, que estampa também os calçados.
 Definir a atração das mulheres por sapatos seria um trabalho complexo às que se consideram apaixonadas pelas peças. "Prefiro comprar sapatos do que roupas. Mas para comprar, eu tenho que me apaixonar pelo par", diz a estudante Wellen Ferrari, de 19 anos. "Sempre que posso, eu compro". Salto alto está entre os preferidos dela, que acompanha de perto as tendências de cada estação.
 
Cap toe assumiu novos formatos e adere também à outra tendência, o animal print



"Quem não gosta, não é?", brinca. Estampas de bicho? A oncinha é, disparada, a preferida de Wellen. "Gosto de modelos diferentes e nada discretos. Não tenho exatamente um modelo preferido", conta. Já que a moda pode começar pelos pés, a estudante já comprou três novos pares para desfilar com estilo na nova estação.

Por mais que os saltos façam a festa, sapatilhas também caíram no gosto das brasileiras.

A gerente da loja Gabriela Calçados, Angélica Rodrigues Gomes Martins, afirma que não vão cair os modelos de sapatilhas – que também foram adaptadas aos cap toes. "Até o ankle boot permanece, mas o foco não cai em cima dele", aponta.

A bota montaria, que estava apagada no ano passado, volta, ainda tímida. E 2012 tem espaço até mesmo para os saudosistas da década de 80, com brilho à disposição. "Dá para usar durante o dia mesmo. Batemos o martelo, muito glitter este ano", diz.
 

Recentemente a gerente fez um curso para se atualizar do que está ‘in’ e ‘out’ neste período, e dá a dica das palestrantes. "Avisaram que as mulheres podem pegar a meia do marido e sair por aí. Meias estarão em alta também, podendo ser usadas com ankle boots". Entram até mesmo as polainas, comumente usadas em academia.
"O peep toe e o cap toe, independente da estação, fazem sucesso e combinam muito bem com qualquer clima", pontua. Entram também em cena o sleeper, sapato que se assemelha aos mocassins.



Angélica explica que há um receio das pessoas quanto às novas opções da moda, mas que não há motivo para temer. "Lembro que muita gente tinha medo do verniz, que era algo passageiro. Temos verniz até hoje, não com a mesma atenção que as novas peças recebem, mas ainda está presente", afirma.
Para combinar tantos calçados, a conversa foge dos pés e passa às peças de roupas que poderão compor o look das fashionistas – as leggings dão espaço para meia-calça de fio 80 e as combinações são infinitas. Use e abuse!

Fonte: O Diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário