terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Seu Cabelo Não Melhora Nunca? Veja O Que Fazer!


Muitas meninas já me relataram que, por mais que tentem, que invistam em tratamentos bons e que cuidem direitinho, como manda o figurino, os fios não melhoram nunca. Em muitos casos o grande problema é o tratamento errado, ou seja, dar aos fios o que ele, naquele momento, não precisa. É, de nada adianta o produto custar “os olhos da cara” se não é dele que o seu cabelo precisa naquele momento.

Mas, se você usou o produto certo, deu aos fios o que eles precisavam e nem assim o cabelo melhorou, é preciso analisar as chamadas causas ocultas, que oscilam entre problemas genéticos, problemas hormonais, alimentação errada e até o uso excessivo de tratamentos químicos.

Inicialmente vale salientar que cada pessoa possui uma “carga” genética que determina, dentre outras coisas, a espessura dos fios, o volume, a cor, a calvície, a fase onde os fios ficarão ou não brancos. O que é determinado geneticamente é de difícil tratamento, mas, com a ajuda de um tricologista, que é um médico especialista em cabelos, é possível fazer tratamentos que combatam, evitem ou minimizem o problema.



Problemas hormonais podem afetar diretamente a saúde dos fios, deixando-os frágeis, ralinhos e quebradiços, o que acaba levando a queda capilar. Diante desse quadro, após investigações preliminares, é bom verificar a possibilidade de existir algum problema na tireoide, na hipófise ou nos ovários, dentre outros. Uma bateria de exames, solicitada por um endocrinologista, elucida a questão.

A alimentação, sempre ela, influencia demais na saúde e no crescimento dos fios. É que se falta algum nutriente essencial para a saúde e formação dos fios, o cabelo começa a dar “sinais”, como fragilidade, porosidade e dificuldade de crescimento, por exemplo. Por isso, é indispensável ter uma alimentação rica em verduras, frutas, proteínas e demais nutrientes, para dar aos fios, desde a raiz , o que ele precisa para nascer e se manter forte e bonito. Em muitos casos, a suplementação se faz necessária, mas deve ser receitada por um especialista.

Eu, por exemplo, tomo Pill Food há mais de seis anos, porque a minha alimentação nunca foi uma coisa muito digna, eu sempre apresentei deficiência de nutrientes e o meu cabelo não crescia nem com reza brava. Depois do santo Pill Food ele passou a crescer igual capim. Claro que não funciona para todo mundo, nada funciona, aliás, mas eu, definitivamente, não vivo sem!

Outra coisa que não deixa o cabelo melhorar NUNCA é o uso excessivo de químicas capilares. Mesmo que você trate, que você invista, que você faça tudo o que estiver ao seu alcance, não vai adiantar, porque o cabelo precisa de tempo pra se recuperar, e se você não der esse tempo, ele não aguenta.

Nesses casos eu equiparo os fios a uma ferida que se torna crônica, pois sempre que está melhorando, toma uma porrada, o que impede que ela se recupere. Então, dê aos fios o tempo necessário entre uma química e outra para que ele possa se recuperar. Juízo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário