quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Você sabe tudo sobre a caspa?


Ela aparece sem motivo aparecente, vai ficando e, para sair, só com tratamento. A caspa é mesmo um incômodo na vida de qualquer pessoa. Ela já apareceu na sua vida? Ou melhor, na cabeça? Se a resposta é positiva, não se apavore. Uma pesquisa feita pela marca P&G mostrou que aproximadamente 40% da população brasileira sofre com a caspa. “A caspa é um mal que traz transtornos de saúde e causam irritações e coceiras no couro cabeludo. E também interfere no comportamento social do indivíduo. Afinal, muitas pessoas acham que a caspa está associada à falta de higiene”, comenta Denise Steiner, médica dermatologista e consultora da marca P&G no Brasil.

Mas isso não tem nada a ver, sabia? A caspa é uma doença, e não a falta de higiene na cabeça. E o pior: ela ainda não tem cura. Uma das formas mais comuns de se prevenir a caspa é o uso regular de xampu e condicionador específicos para esse problema. Por exemplo: ela começou a aparecer, compre na farmácia um kit anti-caspa.


E o assunto não acaba aí: tem gente que sofre com aqueles pontinhos brancos e não sabe como resolver a situação ou pensam de uma forma única: lavar a cabeça todos os dias vai gerar a caspa. E essa é uma ideia errada! De acordo com a dermatologista, o que causa a caspa pode estar relacionada com a genética (quando você tem casos na família e existe um histórico de inflamação do couro cabeludo entre os familiares), pode também ser provocada pelo sebo, que é a oleosidade natural do couro cabeludo e, quando produzidos em excesso, podem servir de alimentos para o fungo que gera a caspa, fazendo ele se proliferar.

Além dessas duas causas, existem, claro, outras situações que podem resultar na caspa, como problemas hormonais, situações de estresse, o clima muito seco e até mudanças bruscas de temperatura. E nada disso tem a ver com lavar a cabeça todo dia ou dia sim, dia não! É impostante saber que, quando você lava a cabeça, está tirando todos aqueles agentes que ajudam na proliferação da caspa, como a oleosidade.

Outra coisa bem importante para saber é que a progressiva não causa caspa. O que você pode sentir depois que faz a técnica de alisamento é uma irritação no couro cabeludo, provocada pela química muito forte que existe na fórmula do produto. De acordo com a médica, quando você sente esta irritação, tende a coçar muito a cabeça e essa coceira pode acabar descamando o couro cabeludo. E isso não tem ligação com a caspa! “O couro cabeludo também pode inflamar, porque a irritação, a vermelhidão ou a coceira podem diminuir a resistência da pessoa, levando a um processo inflamatório”, afirma.

Você deve estar se perguntando: como evitar este problema? A resposta é mais simples que o tratamento: você pode usar xampus e condicionadores anticaspa com sucesso, pelo menos uma vez por mês. Manter a cabeça limpa e tentar não comer tantos alimentos gordurosos também ajuda. Isso porque eles aumentam a oleosidade da pele e do couro cabeludo, favorecendo para a caspa. Já se o seu caso for um pouco mais grave, a dica é você procurar um dermatologista e ter uma orientação médica quanto ao tratamento.

A caspa pode aparecer tanto na fase adulta, quanto na adolescência. Mas, quando a gente é mais jovem, o couro cabeludo tende a ressecar com mais frequência, causando uma descamação, que parece caspa, mas não é! O que pode gerar caspa entre os 15 e 20 anos é a produção hormonal deste período da vida. E se isso acontecer, é preciso procurar um médico para saber como regularizar a situação dentro do corpo! Já nos bebês, a caspa é provocada pela alteração hormonal da mãe. Pois é, essa alteração pode pode passar  para eles através da placenta. Aqui também é importante consultar um médico, se a mãe perceber que a criança está produzindo escamas visíveis.
E quais tipos de cabelos podem dar mais caspa?

Essa é uma dúvida frequente entre as mulheres. Sem dúvida nenhuma, o cabelo que mais tem propriedades para gerar caspa é o cabelo oleoso. De acordo com a médica, esses fios produzem uma quantidade maior de óleo natural do couro cabeludo, o que ajuda (e muito) na proliferação da caspa.  O fungo que produz a caspa se chama Malassezia globosa. E para tratar a situação, se este for o seu caso, você deve procurar um médico e fazer um tratamento adequado para controlar essa oleosidade. Se o seu cabelo for seco, cuidado: as chances de ressecamento do couro cabeludo são maiores e você pode, sim, ficar com aqueles pedacinhos brancos no cabelo. O que não significa que seja caspa. Aqui a dica é sempre fazer a hidratação e evitar exposição solar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário