segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Que Comer Nos Dias Mais Quentes?


Como sempre comento do meu problema com o calor, muita gente pergunta coisas referentes ao assunto e essa semana uma menina do Sul perguntou em um e-mail o que eu comia no calor sem passar mal, porque ela, que veio uma vez para o Nordeste anos atrás e estava indo passar a virada de ano em Fortaleza, estava com medo de passar mal como da vez anterior. Achei o tema interessante, porque para quem não se dá bem com o calor (presente!) a coisa complica, e muito!

O consenso, para evitar passar mal, é, nos dias de mais calor, investir em alimentos leves, em frutas, legumes, verduras, que são ricos em minerais e vitaminas, que contêm um alto teor de água, sendo, por isso, refrescantes. É toda fruta que deve ser consumida? Se você já estava pensando em traçar uma jaca, que é pesada e altamente indigesta, a resposta é não!

As melhores opções, no caso das frutas, são o melão, o abacaxi e a melancia, por exemplo, que contém 92% de água. Uma ideia boa é fazer sucos de frutas com água de coco, que é um isotônico natural de consumo extremamente indicado, sobretudo nos dias quentes. Além disso, picolés, geladinhos e sorvetes de frutas também são boas pedidas para refrescar.



Muito líquido, desde que seja sem álcool (o álcool desidrata o organismo e, por isso, não é indicado!), é indispensável. Por isso, ande sempre com uma garrafinha de água para ir reidratando o organismo de tempos em tempos.

Mais importante, talvez, do que falar do que se deve comer, é falar do que não deveria, sob hipótese alguma. Que alimentos são esses?

- Alimentos Gordurosos : os alimentos gordurosos, como a feijoada, por exemplo, são de difícil digestão, o que, somado ao calor, pode causar problemas como diarreia, azia e má digestão.

- Sal em Excesso: o consumo de alimentos ricos em sal é contra indicado em especial nos dias mais quentes, pois o sódio está relacionado com a hipertensão e a retenção de líquidos, o que não é nada bom. As bebidas gaseificadas, como refrigerantes e sucos industrializados também devem ser evitados, pois são ricos em sódio.

- Chocolate : o consumo de chocolate nos dias de mais calor não é indicado por se tratar de uma comida mais “quente” e nem um pouco refrescante.

- Dendê: não vou mentir… Eu adoro dendê! Só que eu como dendê (infelizmente) desde pequena, e meu organismo, coitado, já se habituou, mas já vi alguns amigos de fora passarem muito mal (mal como vomitar e passar o dia “enguiando”) ao consumir alimentos com dendê em dias de sol intenso, porque é um óleo muito quente e muito gorduroso.

Enfim, é importante ficar de “anteninhas” ligadas para evitar alimentos que pesem no estômago e possam provocar mal estar, como as frituras, as comidas muito condimentadas e os carboidratos refinados, ao mesmo tempo em que deve-se investir em saladas (sem maioneses), frutas, líquidos, água de coco, chás gelados, verduras e comidas mais leves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário