terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como Clarear Axilas Escuras?


Sempre questiono as meninas lá no Face sobre os “problemas de beleza” que elas mais enfrentam, assim como peço sugestões de posts, porque o meu intuito é sempre  fazer posts que possam, de alguma forma, ajudar vocês.

Fiz isso na sexta passada e muita gente reclamou das axilas escuras, que já foi tema de post meu aqui no blog. Como as dúvidas são muitas, vale fazer um super post, explicando tudo direitinho, né?

Porque surgem?

As causas para o escurecimento das axilas são muitas, como alergias, irritações, assaduras, mas a depilação e o suor são os principais culpados pelo problema.

O suor possui um índice de acidez bem diferente da pele, o que acaba agredindo-a, fato que pode levar a pigmentação (escurecimento) da região, sobretudo nas meninas de pele mais escura.

Já a depilação, seja com cera ou com lâmina, escurecem a região por motivos diversos. A depilação com cera causa a chamada hipercromia pós-inflamatória, e a depilação com a lâmina machuca a pele por causa do atrito, o que gera um aumento local da melanina, escurecendo a região.



Como Evitar?

Existem alguns cuidados básicos que ajudam a evitar o problema, como evitar roupas que apertem e abafem a região, não usar desodorantes que contenham álcool, sobretudo após a depilação, e, se possível, evite a depilação com lâmina ou cera, optando pela depilação a laser.

Como Tratar?

O tratamento varia muito e depende das causas, como também da pele a ser tratada.

Sim, é preciso levar em conta o tom da pele da pessoa a ser tratada, pois como ocorre uma hiperpigmentação, a pele vai escurecer em relação a tonalidade normal, e é preciso cuidado na hora do tratamento para que a pele não fique mais clara do que deveria, contrastando com o tom da pele corporal.

O tratamento deve ser prescrito por um dermatologista, e não vale sair pegando a “receita da amiga”, pois o que funciona para uma pessoa pode não funcionar (ou até piorar o quadro) para outra.

É muito importante falar sobre isso porque o uso de um produto que não é indicado para o seu tipo de pele pode causar manchas ainda maiores, pois para cada pele há um ativo específico, com uma concentração também específica.

Inicialmente são indicados cremes e loções despigmentantes, feitos com substâncias como hidroquinona e ácido kójico, dentre outros.

Nos casos em que os despigmentantes não resolvem o problema, vale lançar mão de peelings e da luz pulsada, que apresentam excelentes resultados.

O peeling, que é feito com ácido e funciona melhor em manchas não tão escuras, causa uma queimadura superficial que leva a descamação da região e a consequente remoção da mancha.

Já a luz pulsada reduz a pigmentação extra, clareando a região.

Cuidado Com As Receitas Caseiras!

Muita gente usa receitinhas caseiras para acabar com o problema, mas pode, de verdade, acabar piorando a situação.

Um exemplo disso é o uso de limão com açúcar e a água oxigenada, que podem causar queimaduras graves!

A melhor dica é, com certeza, procurar um dermatologista de confiança, pois só ele pode prescrever o creme certo para você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário