terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Óleo de Argan Funciona Mesmo?


De dois anos pra cá, o óleo de argan caiu na boca e no gosto popular de tal forma que praticamente todas as empresas lançaram produtos capilares enriquecidos com esse ativo, e quase todo mundo que usar garante que ele faz milagres. Mas será que faz mesmo?

O que se sabe, ao certo, é que o óleo de argan protege os fios, já que forma um filme, uma barreira de proteção que impede a perda hídrica (perda de água), o que significa que, simplificando, impede que os fios fiquem desidratados. Além de proteger, ele também nutre, fortalece e revitaliza, já que é rico em ácidos graxos essenciais e vitaminas importantes para a saúde capilar.
Todos esses benefícios seduzem sim, mais ainda quando se sabe que ele pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo, mesmo nos finos e oleosos.

Mas antes de  “ se jogar” no argan, é preciso bom senso e alguns cuidados, porque, por exemplo, ele não deve ser usado todos os dias para evitar saturar o fio do cabelo, já que impregna a fibra capilar, o que não é nada bom para os fios!


E Isso é Argan Mesmo?

O maior cuidado, contudo, é analisar o rótulo pra ver se o produto contém argan em concentração suficiente para fazer efeito, porque, com  o sucesso estrondoso, muitas empresas criaram linhas  “de argan” com quantidades mínimas de óleo argan, e isso significa que aqueles benefícios prometidos acima não serão vistos!

Esses benefícios todos são obtidos com o óleo de argan puro ou em altas concentrações, por isso é preciso aprender a olhar direitinho o rótulo. Pra saber a quantas anda a concentração desse ativo no seu produto, olhe se ele aparece no início ou no final da composição. Se for do meio pro fim, não vale apostar, pois, provavelmente, a concentração é baixa demais para promover os efeitos prometidos.

A Minha Opinião

Eu sempre fico com o pé atrás quando vejo uma grande comoção em torno de um produto, porque, como bem diz a sabedoria popular, toda unanimidade é burra, e não acredito em nenhum produto que seja divino para todos os tipos de cabelo simplesmente porque cada cabelo possui necessidades diferentes, e isso é fato.

De modo geral, eu gosto do argan (em altas concentrações), mas vi pouquíssimos bons produtos contendo o ativo e prefiro mesmo apostar em outros óleos, como o de Monoi, de ojon e de coco, que aliás, é um dos raros óleos que realmente conseguem penetrar nos fios.

Como já sei que vão perguntar, me adianto: pra mim, dos óleos finalizadores mais caros, o melhor (até hoje)  é o Silk Serum, da L´Anza, que fortalece a fibra capilar como nenhum outro e doa brilho. Sim, o Moroccanoil é bom, mas preferido esse!

Já dos baratos, o da macadâmia, da Yenzah (linha AMO), é, disparado, o melhor, já que é extremamente leve, facilmente absorvido, não deixa os fios pesados e proporciona um brilho bem bom.

Claro que cada cabelo é um cabelo, e que cada pessoa conclui coisas diferentes em relação a cada produto, mas acho que antes de sair comprando os “produtos da moda” é preciso avaliar se todo essa fama é ou não é jogada de marketing!

Beijos


Nenhum comentário:

Postar um comentário